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Em caso de necessidade de resgate ou assistência durante as enchentes, é importante saber a quem se deve recorrer para obter ajuda rápida e eficaz. Mantenha os números de emergência sempre à mão.

Além disso, há também a possibilidade de entrar em contato com as prefeituras e defesas civis municipais para obter orientações específicas e assistência direta. Lembre-se de permanecer calmo e seguir as instruções emitidas pelas autoridades.

Ao entrar em contato, o Corpo de Bombeiros orienta que seja informado:

  • Localização (com as coordenadas geográficas, se for possível)
  • Número de pessoas
  • Tipo de resgate (por água ou ar)

Essas informações facilitam na localização e no deslocamento das equipes.

A Defesa Civil estadual, as forças de segurança e as autoridades municipais continuam trabalhando para atender aos pedidos de resgate e recuperar a população afetada com vida.

ChatBot da Defesa Civil

Também existe a possibilidade de solicitar um resgate urgente ou informar alguma emergência (como atendimento médico, por exemplo) por meio do número do Whatsapp (51) 98401-2527 do Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil (Codec), um assistente automatizado de atendimento. O cidadão interage com a ferramenta, que verifica informações essenciais: quantas pessoas precisam de ajuda e a localização para onde o resgate especializado do Corpo de Bombeiros Militar do RS deve ser direcionado.

Se forem identificadas situações de risco iminente, um atendente humano assume a demanda e verifica qual a necessidade e solicita dados mais específicos. 

Além de demandas de emergência, podem ser acessadas, por meio da ferramenta, orientações a respeito de doações, informações sobre itens de ajuda humanitária, localização de abrigos públicos e rotas possíveis em rodovias. Esses dois últimos serviços utilizam dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Comando Rodoviário da Brigada Militar, respectivamente.

SOS Rio Grande do Sul