Secretaria de Comunicação

Doações em dinheiro

O governo do Estado estabeleceu uma chave pix (CNPJ) para receber as doações em valores de pessoas e empresas que desejam repassar recursos para auxiliar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.

A iniciativa visa dar segurança de que os valores estejam em um canal oficial e que serão aplicados segundo a sua finalidade. Todo o processo passa por auditoria e é conduzido por um Comitê Gestor (criado pelo Decreto 57.199, de 15/9/2023), formado por secretarias estaduais e entidades da sociedade.

A conta é no Banrisul, e os valores são geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

Para receber R$ 2.500, é preciso ser autônomo, comerciante, prestador de serviços, rural ou informal dentro do perfil de pequeno porte.

Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco: Banrisul

Muçum
Muçum mapa pix
Muçum: como ficou a distribuição dos beneficiários no município
O município teve dois lotes de pagamento dos recursos arrecadados via pix. O primeiro foi em 6 de outubro de 2023. A segunda distribuição ocorreu 14 dias depois. O total de 251 beneficiados representou a injeção de R$ 627,5 mil na economia de Muçum, um dos mais impactados pela enxurrada de setembro de 2023.

Encantado
Encantado mapa pix
Encantado: como ficou a distribuição dos beneficiários no município
No município, 309 pessoas receberam, cada uma, R$ 2.500 oriundos de recursos arrecadados via pix. Assim, R$ 772,5 mil ingressaram na economia local para auxiliar na retomada de pequenos negócios. Os pagamentos foram feitos em duas etapas.

Roca Sales
Roca Sales mapa pix
Roca Sales: como ficou a distribuição dos beneficiários no município
Um dos municípios mais atingidos pela enxurrada de setembro de 2023, Roca Sales teve 183 pessoas beneficiadas com recursos doados via pix voltado para pequenos negócios. Dessa forma, R$ 457,5 mil entraram na economia local por meio da campanha SOS Rio Grande do Sul.

Santa Tereza
Santa Tereza mapa pix
Santa Tereza: como ficou a distribuição dos beneficiários no município
O município teve 58 donos de pequenos negócios entre os que receberam recursos dos valores doados por meio de pix. Dessa forma, R$ 145 mil foram injetados na economia do município.

Cruzeiro do Sul
Cruzeiro do Sul mapa pix
Cruzeiro do Sul: como ficou a distribuição dos beneficiários no município
Depois de atendidos os municípios acima, a campanha SOS Rio Grande do Sul seguiu para mais duas cidades. Em Cruzeiro do Sul, 369 donos de pequenos negócios se enquadraram nos critérios e receberam um total de R$ 922,5 mil.

Arroio do Meio
Arroio do Meio mapa pix
Arroio do Meio: como ficou a distribuição dos beneficiários no município
No município, o valor pago a 314 proprietários de pequenos empreendedores ou autônomos, dentro dos critérios da campanha SOS Rio Grande do Sul, somou R$ 785 mil.

Tabela pix por município

Contribuições financeiras para prefeituras

Há maneiras de direcionar as doações para canais oficiais, de forma a evitar golpes e a garantir que os valores chegarão em segurança para quem mais precisa. É possível fazer repasses em valores por meio de PIX para contas oficiais disponibilizadas pelas prefeituras municipais.

Nesta semana, foram incluídos os dados da prefeitura de Barra do Rio do Azul, município da região Noroeste atingido por uma enxurrada, na última sexta-feira (3/11)

As chaves PIX de CNPJ são as seguintes:

Barra do Rio Azul– Prefeitura de Barra do Rio Azul
 93.539.153/0001-92